Argentina fecha o cerco contra importações automotivas

A Argentina está decidida a coibir importações de veículos e de autopeças na tentativa de nacionalizar estes itens e reduzir o déficit na sua balança comercial. Depois de reter na alfândega veículos de luxo trazidos de países fora do Mercosul e México agora o foco voltou-se para máquinas e implementos agrícolas.

A Ministra da Indústria local se reuniu na sexta-feira 11 com representantes da CAFMA, a câmara argentina dos fabricantes de maquinário agrícola, além de importadores do setor, dentre eles representantes de John Deere, Agco e Class, e exigiu que US$ 450 milhões em importações do setor sejam transformados em nacionalização – o valor equivale ao déficit deste setor, segundo o órgão governamental, e a 25% do mercado local. A ministra pediu um plano para as empresas nacionalizarem produção de máquinas agrícolas utilizando-se de mais autopeças fabricadas localmente, além de aumentarem as exportações.

O governo ofereceu uma linha de crédito especial via Fundo do Bicentenário, com juros de 10% ao ano e carência de cinco anos para investimento destas empresas em produção local, além de condições especiais de financiamento para aquisição de máquinas produzidas localmente. O pedido do governo, apresentado mais como uma ordem do que exatamente como uma proposta, é dobrar a produção argentina de tratores em 2011 frente a 2010. O Fundo Bicentenário financiaria cerca de US$ 100 milhões.

As fabricantes comprometeram-se a entregar plano de ação até esta sexta-feira, 18. São elas: Pauny, Apache, Vassalli e Metalfor.

Da Autodata