Explosão em mina de carvão na Colômbia mata cinco pessoas e deixa 30 trabalhadores presos
Uma explosão na mina de carvão de La Preciosa, na fronteira entre a Colômbia e a Venezuela, matou cinco pessoas, feriu oito e deixou pelo menos 30 trabalhadores presos. A mina no Nordeste colombiano é apontada como um local arriscado porque, no passado, já registrou outros episódios semelhantes.
O prefeito de Sardinata (cidade onde está localizada a mina de carvão), Yamile Rangel, confirmou que há 30 mineiros presos no interior da mina em decorrência da explosão. Segundo ele, as investigações preliminares indicam que a explosão foi causada por uma acumulação de gases.
As primeiras estimativas indicam que no momento da explosão havia aproximadamente 50 pessoas trabalhando na mina. Há quatro anos houve um acidente semelhante nesta mesma mina que matou 31 mineiros.
No ano passado, o Chile protagonizou o resgate emocionante de 33 trabalhadores de uma mina, no Deserto de Atacama, que ficaram soterrados de agosto a outubro de 2010. Todos os mineiros foram retirados com vida e o resgate foi acompanhamento em tempo real, com transmissão direta do local do acidente, por redes de televisão.
Do Opera Mundi