Mercado europeu de veículos encolheu 5,5% em 2010
As vendas de veículos de passeio no mercado europeu caíram 5,5% no ano passado, decorrência do fim dos incentivos governamentais para renovação de frota em alguns países. Os três maiores mercados, Alemanha, França e Itália registraram quedas de 23,4%, 2,2% e 9,2%, respectivamente. Foram vendidos 13,4 milhões de automóveis na região, segundo dados da ACEA – associação das montadoras européias, que não leva em consideração na estatística alguns mercados do leste europeu como Turquia.
Em dezembro as vendas de carros novos declinaram 3,2%, para pouco mais de 1 milhão de unidades. As maiores quedas foram registradas na Espanha, 23,9%, Itália, 21,7% e Reino Unido, cuja retração alcançou 18%.
Na direção oposta, o mercado português apresentou crescimento de 38,8% em 2010, fechando com 223,5 mil unidades vendidas. A maior alta do continente foi registrada na Irlanda: 54,7%, para 88,4 mil automóveis.
O Grupo Volkswagen liderou o mercado, com 21,3% das vendas, ou 2,9 milhões de unidades. A PSA Peugeot Citroën fechou na vice-liderança, com 13,4% de participação e 1,8 milhão de automóveis vendidos, seguida pela Renault, que vendeu 1,4 milhão de automóveis e obteve 10,2% das vendas européias.
Da Autodata