Sindicatos chamam novo dia de greve contra reforma na França

País está parado há três dias, e nova paralisação é prevista para dia 19. Sindicatos protestam contra regras mais rígidas para a a aposentadoria.

Os sindicatos franceses convocaram para a próxima terça-feira (19), uma nova jornada de greve e protestos contra a reforma do sistema de aposentadoria estimulado pelo presidente Nicolas Sarkozy.

As oito principais centrais sindicais da França fizeram o anúncio após um reunião na sede parisiense da CFDT, segundo maior sindicato do país,

O sexto dia de mobilizações e quarto de greve desde o início de setembro contra a reforma da aposentadoria, que pretende aumentar de 60 a 62 anos a idade mínima legal para um trabalhador se aposentar, acontecerá na véspera da votação do projeto de lei no Senado.

Em um comunicado, os sindicatos pedem aos senadores que não aprovem a “reforma injusta”.

A Assembleia Nacional (Câmara dos Deputados) aprovou o texto em 15 de setembro. A aprovação definitiva deve acontecer até o fim do mês, como prevê o governo conservador francês.

Na terça-feira, os sindicatos anunciaram que 3,5 milhões de pessoas saíram às ruas em todo o país – 1,2 milhão segundo a polícia – para protestar contra a reforma, que também prevê o aumento de 65 a 67 anos da idade para receber pensão completa.

Da AFP