Comércio mundial deve crescer 13,5% em 2010, segundo OMC
Apesar das fragilidades das maiores potências capitalistas (EUA, União Europeia e Japão), a Organização Mundial do Comércio (OMC) está otimista em relação ao desempenho do comércio mundial, que deve crescer bem mais do que previsto este ano, segundo o órgão. A nova previsão para as trocas internacionais, anunciada nesta segunda-feira (20), é de uma alta de 13,5% em volume, significativamente superior aos 10% estimados no começo do ano.
O diretor-geral da OMC, Pascal Lamy, acredita que o avanço das exportações oferece uma possibilidade de sair da “recessão econômica dolorosa” e criar novos postos de trabalho. Ele também elogiou a “sabedoria” dos governos em evitar o protecionismo.
Divergência
A projeção da OMC não é consensual entre economistas e instituições que elaboram diagnósticos e estimativas sobre o comportamento do comércio internacional, uma vez que ainda restam dúvidas sobre a recuperação das economias capitalistas consideradas mais desenvolvidas.
Na semana passada, a Agência das Nacões Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (Unctad) tinha alertado justamente para o fato de que as exportações mundiais cresceriam em um ritmo bem menor nos próximos anos, por causa da contração de quase US$ 1 trilhão somente nas importações pelos Estados Unidos.
A compensação para a redução da demanda americana é o crescimento chinês, que também se reflete em maiores importações, provoca a alta das commodities e garante mercado para as exportações da América Latina e outras regiões.
Do Vermelho, com agências