Produção industrial na zona do euro cai em junho
Já na comparação com mesmo período de 2009, houve expansão de 8,2%. As maiores influências neste mês foram da França e da Alemanha.
Economia grega apresenta retração no segundo trimestre A produção industrial da zona do euro diminuiu em junho, com queda na atividade da França e da Alemanha. A produção recuou 0,1% na comparação mensal, segundo dados divulgados pela agência de estatísticas Eurostat nesta quinta-feira (12). Em relação a junho do ano passado, a produção teve expansão de 8,2%.
Uma estimativa preliminar para o PIB da zona do euro no segundo trimestre será anunciada nesta sexta-feira. Ofuscando parte da decepção com os dados de junho, a Eurostat revisou para cima dados anteriores, dizendo que a produção industrial cresceu 1,1% em maio sobre abril, com ganho de 9,9% na comparação anual, após expansão de 0,8% em abril.
Em junho, os dados da produção industrial da zona do euro foram pressionados pelo desempenho ruim da Alemanha e da França, as duas maiores economias da região. A produção alemã caiu 0,5% no mês, e a produção francesa recuou 1,6%. A produção na Holanda também teve forte queda, de 3,1%, mas subiu 0,6% na Itália.
Previsões
De acordo com as previsões da Comissão Europeia, o PIB da zona do euro deve crescer 0,9% em 2010 como um todo.
Do G1, com infomrações da Reuters