Greve suspende produção da Honda na China
Trabalhadores estão insatisfeitos com os ganhos após longa jornada de trabalho
A fabricante de automóveis japonesa, Honda Motor, foi forçada a suspender repetidamente a sua produção na China devido a greves. Nesta quarta-feira, 23, as operações pararam novamente devido a um problema no fornecimento de peças.
A segunda maior fabricante de carros japonês declarou que a produção em uma das plantas da montadora Honda, na joint-venture Guangqi Honda Automobile Co., foi suspensa. A Honda não explicou quando que a produção será retomada.
O desligamento da planta aconteceu por causa de uma escassez de peças, que foram provocadas pela greve. Mas a Honda se recusa a dar mais detalhes, incluindo quais são os fornecedores de peças que foram afetados.
A planta suspensa, que faz os carros Accord, sedan, e Fit, hatchback, tem a capacidade de 240 mil veículos por ano. A Guangqi Honda já tinha interrompido a produção em maio, e uma vez neste mês, por causa das greves. Outras fábricas da Honda na China também fizeram greves no mesmo período.
Os trabalhadores chineses tiveram o crescimento salarial mais lento devido a recente desaceleração econômica. Mas, como a terceira maior economia do mundo se recuperou, os preços subiram e os trabalhadores passaram a trabalhar por mais horas sem melhorias nos ganhos, o que levou-os a agir.
Com temor a sua permanência do poder, alguns líderes da China comunista proibiram os líderes trabalhistas de fazerem protestos sem autorização. Aqueles que violarem a punição, sofrerão perseguição.
Do Estadão