França quer elevar idade para aposentadoria de 60 para 62 anos

No fim de maio, milhares de trabalhadores foram às ruas em diversas cidades do país para se manifestar contra a elevação da idade mínima

Em meio a críticas e protestos de trabalhadores, a França quer elevar gradualmente a idade para aposentadoria dos trabalhadores de 60 para 62 até 2018, anunciou nesta quarta-feira o ministro do Trabalho, Eric Woerth. A reforma do sistema de pensão, que afeta os franceses nascidos em 1953 e 1954, faz parte do pacote de medidas que o país vem adotando para o controle das finanças públicas e redução do déficit fiscal.

“Se queremos resolver o déficit do sistema previdenciário, trabalhar mais é inevitável”, disse o ministro. Para ele, a medida é uma “obrigação moral”, tendo em vista que o envelhecimento da população já ameaça a viabilidade do sistema de pensão. A expectativa é de que a reforma seja analisada pelo Parlamento em setembro. Com a mudança, o governo pretende economizar cerca de 19 bilhões de euros a partir de 2018.

A atualização do sistema de pensão já enfrenta críticas por parte de parlamentares da oposição e sindicatos de trabalhadores. Na terça-feira, centenas de pessoas protestaram em Paris contra os planos no Ministério do Trabalho.

No fim de maio, milhares de trabalhadores foram às ruas em diversas cidades da França para se manifestar contra a elevação da idade mínima.

A mudança da idade para aposentadoria vem em linha com reformas implementadas por outros países europeus. Recentemente, a Alemanha anunciou um plano semelhante, para elevar gradualmente a idade ativa de 65 para 67 anos até 2029.

No ano passado, o déficit fiscal francês foi de 7,5% do Produto Interno Bruto (PIB). O governo se comprometeu a cortá-lo para menos de 3% até 2013, limite estabelecido pela União Europeia.

Do Valor Online