Obama ganha o prêmio Nobel da Paz

Presidente dos Estados Unidos se disse surpreso com a premiação, que foi concedida por conta dos apelos de Obama pelo desarmamento nuclear por seus esforços extraordinários para fortalecer a diplomacia internacional e a cooperação entre os povos, segundo Comitê responsa´vel pela escolha

O presidente dos EUA, Barack Obama, venceu o Prêmio Nobel da Paz na edição 2009. O  anúncio, que provocou surpresa, foi feito nesta sexta-feira (9), em Oslo, na Noruega, pelo comitê do Nobel.O presidente Lula cumprimentou Obama (via telegrama) e disse “que ele merece” o Nobel.

O prêmio foi concedido por conta dos apelos do presidente pelo desarmamento nuclear e por seu trabalho pela paz mundial.

 “O comitê deu muita importância à visão e aos esforços de Obama na perspectiva de um mundo sem armas nucleares”, disse o presidente do Comitê Nobel da Noruega, Thorbjoern Jagland. “Muito raramente uma pessoa com a influência de Obama capturou a atenção do mundo e deu às pessoas a esperança de um futuro melhor.”

O comitê também citou por os “esforços extraordinários” do democrata “para fortalecer a diplomacia internacional e a cooperação entre os povos”.

O presidente dos EUA, Barack Obama, disse nesta sexta-feira (9) que ficou surpreso e honrado com sua escolha para o Nobel da Paz.

Obama foi anunciado pelo Comitê Nobel como ganhador do prêmio por conta de seus esforços diplomáticos pela não-proliferação nuclear e pela paz.

O prêmio foi anunciado às 5h de Washington (6h de Brasília) e parece ter pego a Casa Branca de surpresa. No final da manhã, Obama fez um pronunciamento curto sobre a honraria, nos jardins da Casa Branca.

O democrata afirmou que não acredita que merece o prêmio, mas vai aceitá-lo como um “chamado à ação” para que todas as nações enfrentem desafios como a questão climática, a proliferação nuclear e os conflitos.

“Eu não vejo isso como um reconhecimento de minhas próprias realizações, mas sim como uma afirmação da liderança norte-americana em prol das aspirações dos povos de todas as nações”, disse Obama.

“Para ser honesto, não acho que mereça estar na companhia de tantas figuras que transformaram o mundo”, acrescentou em tom sério.

“Mas também sei que este prêmio reflete o tipo de mundo que esses homens e mulheres, e que todos os americanos, querem construir”.

O presidente americano disse entender que o prêmio nem sempre é dado para pessoas ou instituições que atingiram objetivos, mas também para “dar impulso” a processos.

Das Agências