Franceses receberão mil euros para levar carro velho para desmanche
Medida faz parte do plano de resgate econômico do presidente Sarkozy. Em 13 anos, idade média da frota francesa passou de 6,6 para 8,2 anos
O presidente da França, Nicolas Sarkozy, anunciará na quinta-feira (4) um plano de resgate econômico, que inclui restituição de 1 mil euros para quem, ao comprar um automóvel novo, leve o antigo para desmonte.
Esta medida faz parte do conjunto de incentivos econômicos previsto no plano do presidente, segundo antecipa nesta terça-feira (2) o jornal vespertino “Le Monde”.
O incentivo ao desmonte, que custará no total cerca de 200 milhões de euros, também faz parte da política de melhora do meio ambiente do Governo francês, já que permitirá a retirada do mercado dos veículos mais velhos, também mais poluentes.
Além disso, estimula a compra dos estoques de veículos novos que, segundo o primeiro-ministro François Fillon, acumula 1 milhão de unidades sem demanda.
Trata-se de uma iniciativa de apoio ao setor automobilístico, para o qual já está em vigor outro mecanismo de ajuda, de 300 euros, para o desmonte de veículos com mais de 15 anos.
Existe ainda outro dispositivo de bônus que incentiva a compra de veículos menos poluentes.
Segundo o jornal em um prazo de 13 anos, a idade média dos carros franceses passou dos 6,6 anos para 8,2 anos.
Do G1