Rafael participa de debates com sindicalistas do ABC
Presidente do Sindicato participou de assembleia na Hércules, empresa de confecção em São Bernardo. Foto: Paulo de Souza / SMABC
Atendendo convite de Aparecida Leite Ferreira, a Cidinha, presidente do Sindicato das Costureiras do ABC, o presidente do Sindicato, Rafael Marques, participou de assembleia na manhã desta segunda-feira (18) na Hércules, uma empresa de confecção de São Bernardo.
Na oportunidade, o dirigente fez uma análise das conjunturas política e nacional e destacou que as grandes tarefas do movimento sindical no momento é avançar na reforma de suas estruturas.
Este também foi o assunto dos encontros que Rafael manteve com Francisca Trajano dos Santos, a Cida, presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Vestuário, e dirigentes da entidade; e de um debate na Sede dos Bancários do ABC, organizado pelo presidente do sindicato da categoria, Eric Nilson Lopes.
Debates ricos
“Em todas essas reuniões defendi o modelo de organização dos Metalúrgicos do ABC, o Comitê Sindical de Empresa, como a forma de organização no trabalho mais adequada aos trabalhadores brasileiros e que os CSEs também podiam ser adotados por eles”, contou Rafael.
Ele também defendeu nesses encontros a realização de uma campanha nacional articulada em defesa do ACE, o Acordo Coletivo Especial, que promove importantes modificações na forma de representação trabalhadores.
“Todos os debates foram bons, foram ricos. É muito gratificante ver a companheirada da região discutindo o futuro dos sindicatos e do sindicalismo de forma integrada no ABC”, concluiu Rafael.
O dirigente lembrou que em todas as oportunidades ofereceu o apoio e a solidariedade dos Metalúrgicos do ABC para os companheiros. “Nosso debate está acontecendo de maneira a que integremos o ABC em uma grande discussão sobre o sindicalismo regional”, destacou Rafael.
Da Redação