Sérgio Nobre participa de conferência no Sindicato dos Químicos

 

Dino Santos

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC foi um dos painelistas desta terça feira (27), na Conferência Internacional “A indústria química em 2020:um novo rumo é possível”, promovida pelo Sindicato dos Químicos do ABC, em Santo André. Nobre fez uma forte defesa da indústria nacional e cobrou dos sindicalistas e empresários presentes a defesa das medidas anunciadas pela presidenta Dilma.

“O governo demonstra que quer defender a produção nacional quando sinaliza a queda dos juros e aumenta o IPI dos carros importados. Nós temos que defender o governo. Nós, empresários e trabalhadores, temos divergências profundas, mas se a indústria desaparecer, o emprego desaparece também, o que está em jogo é o país que a gente quer”, afirmou.

Também participou da mesa “Ponto de Vista: o Diálogo Social na indústria química”, o diretor de relações institucionais da Braskem, Carlos Henrique Parente de Barros.

Após o almoço, mais duas mesas de trabalho foram realizadas: ‘Emprego e Condições de Trabalho” e “Relações de Trabalho”, com Paulo Sergio Muçouçah (OIT Brasil), o economista e assessor do Sindicato, Thomaz Jensen (Dieese); o gerente industrial da Rhodia, Luiz Bertani, a advogada do Sindicato, Dra. Elaine D´Ávila Coelho, e da secretária de Política Sindical da Confederação Nacional do Ramo Químico (CNQ-CUT), Lucineide Varjão. 

Dimensão ambiental será tema do terceiro e último dia da Conferência
Os trabalhos da quarta-feira, 28, iniciam pela manhã com discussão sobre o Meio Ambiente e a Indústria Química, com a participação de Marcelo Kós (membro do Conselho das Associações de Fabricantes Químicos – ICCA – e Abiquim); de Remígio Todeschini (Ministério da Previdência Social) e de NiltonFreitas, assessor do Sindicato dos Químicos do ABC.

Encerramento do evento deve selar pacto em defesa da indústria química
Na parte da tarde, o presidente do Sindicato dos Químicos do ABC, PauloLage, e o presidente nacional da CUT, Artur Henrique, encerram a Conferência com uma proposta de documento para fortalecer aindústria química brasileira, que será entregue conjuntamente pelos empresários do setor e sindicatos ao governo federal.

Participam cerca de 150 pessoas, entre dirigentes sindicais, representantes dos trabalhadores, empresários e sociedade civil em geral. O evento está sendo transmitido em tempo real via web, por meio do www.quimicosabc.org.br.

Do Sindicato dos Químicos do ABC