Bancários realizam negociações nesta terça-feira

O Comando Nacional dos Bancários realiza nesta terça-feira (20/09), às 14h, a quarta rodada de negociações da campanha salarial com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), em São Paulo. Os bancos se comprometeram a apresentar uma proposta global para a categoria nesta data, caso a categoria não aprove, será possivelmente decretado greve dos trabalhadores bancários.

O Sindicato dos Bancários do ABC está realizando desde a semana passada assembleias em todas as cidades da Região com os trabalhadores para discutir o problema, e afirma que se não houver um consenso nesta semana será decretada greve a partir do dia 27 de setembro. A ação já ocorreu em Santo André e Mauá.  Nesta segunda-feira (19/09) a assembleia ocorreu em São Caetano e reuniu cerca de 120 bancários.

As rodadas de negociação ocorreram em 30 e 31 de agosto sobre as condições do emprego e cláusulas sociais, e em 5 e 6 de setembro sobre a saúde dos funcionários. E no dia 12 de setembro o tema foi a remuneração, neste quesito os bancários pleiteiam reajuste salarial de 12,8% (inflação do período mais aumento real de 5%), entre outros itens.

Nesta terça-feira (20/09) será a vez das agências bancárias do Centro de Diadema atrasar o horário de atendimento. Até as 11 horas os bancários participam da assembleia na praça Presidente Castelo Branco, Centro. E no dia 21 de setembro será na praça Ernest Solvay, no Centro  de Ribeirão Pires.

“A ação também serve para orientar a população sobre uma possível greve a partir do dia 27 de setembro. Até agora os banqueiros não se mostraram dispostos a atender as nossas reivindicações. Nos anos anteriores, a categoria precisou entrar em greve para conseguir as solicitações, acreditamos que neste ano não será diferente”, disse o secretário geral do sindicato da região, Eric Nilson Lopes Francisco.

No dia 22 de setembro será realizada uma assembleia geral na sede social do Sindicato dos Bancários do ABC (rua Xavier de Toledo, 268, Centro, Santo André), para discutir as rodadas de negociação e definir se decretam greve.

Do ABCD Maior