CUT presente na reunião da Seção Brasileira do Foro Consultivo Social do Mercosul

O secretário de Organização da CUT, Jacy Afonso e a assessora, Silvia Portela participaram na manhã desta segunda-feira (20) da reunião da Seção Brasileira do Foro Consultivo Social  do Mercosul com a presença do ministro de Relações Exteriores, Antonio Patriota. 

A reunião teve como objetivo discutir as questões envolvidas na atual situação do Mercosul, prioridades e política do Brasil. Um dos assuntos tratados foi a construção do Estatuto da Cidadania do Mercosul, decisão aprovada na presidência do Brasil em 2010. 

O dirigente da CUT propôs a realização, no segundo semestre, de um Seminário organizado pelo Fórum Consultivo Econômico e Social do Mercosul, em parceria com o Ministério de Relações Exteriores, a Secretaria Geral da Presidência e o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social – CDES. Este seminário seria um espaço para ouvir diferentes setores da sociedade sobre o conteúdo do Estatuto, quais os aspectos que deverão ser contemplados e, de maneira especial, levantar propostas junto à juventude. “É fundamental este Estatuto leve em consideração a realidade e os desafios da inclusão social que existem nos países do América do Sul e que o Brasil construa um processo de debate com este objetivo.” 

Jacy Afonso aproveitou a oportunidade para conversar sobre o Banco do Sul, instrumento financeiro da UNASUL, e para sugerir que o BNDES tenha uma maior atuação na América do Sul.

Da CUT Nacional