Ministro se reúne com sindicalistas para discutir reforma tributária

Representantes da CUT e das demais centrais sindicais se reúnem nesta quarta-feira (25), às 18h00, com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, para discutir a reforma do sistema tributário brasileiro. A reunião será no 6º andar do edifício-sede do Ministério da Fazenda, em Brasília.

Para o secretário-geral da CUT, Quintino Severo, a reunião é importante porque a central poderá apresentar, pessoalmente, ao ministro as propostas da CUT para a reforma do atual sistema tributário, que é injusto e regressivo. “Não dá para sustentar uma estrutura tributária onde quem ganha menos, paga mais e onde alguém que quer gerar emprego e renda é mais onerado”. 

Por isso, a CUT defende a progressividade da tabela do imposto de renda – quem ganha mais paga mais; a elevação do peso dos tributos diretos sobre renda e patrimônio; a regulamentação do imposto sobre grandes fortunas e heranças; a desoneração do investimento no setor produtivo, que gera emprego e renda; e a oneração da especulação financeira – investimentos que não geram emprego. 

“Nós entendemos que esses são os principais pontos que podem contribuir com a distribuição de renda no país. Penalizando menos a classe trabalhadora, vamos ampliar a capacidade de consumo do mercado interno e ajudar na geração de emprego e renda”, conclui Quintino.

Da CUT Nacional