Carros abandonados e a reciclagem de veículos

Um problema tem se tornado comum em várias cidades brasileiras: é cada vez maior o volume de carros abandonados pelos próprios donos. Na cidade de São Paulo são encontrados cerca de 500 carros abandonados pelas ruas todos os anos, uma média de 40 carros por mês.
Como não há no Brasil uma legislação sobre reciclagem de veículos, todo carro abandonado nas ruas acaba virando entulho, atrapalhando a vida de moradores nos locais onde estão parados e sendo focos de mosquitos da dengue, prejudicando a população e o meio ambiente.
Segundo estimativa do Sindinesfa (Sindicato do Comércio Atacadista de Sucata Ferrosa e Não-Ferrosa), apenas 1,5% da frota brasileira que sai de circulação vai para a reciclagem. Nos Estados Unidos e na Europa a reciclagem chega a 95% dos carros fabricados. Numa montadora do Japão, mais de 70% do material empregado na produção de veículos é reutilizado. Entre os acessórios reciclados, destacam-se os air-bags, que chegam a taxas de reciclagem de mais de 90%.
Além de ajudar na preservação do meio ambiente, a reciclagem de veículos também beneficia o consumidor porque a peça reciclada ou reaproveitada acaba custando menos que a peça comercializada na concessionária. Isso permitiria uma situação mais atraente para a manutenção dos veículos mais antigos. Outro efeito significativo é que a criação de centros de tratamentos de veículos fora de uso que comercializassem peças de veículos com procedência, a um custo competitivo, diminuiria o comércio dos desmanches ilegais, que são os principais destinos dos veículos roubados e furtados no país.
Por todos os benefícios que a reciclagem de veículos oferece se faz urgente a discussão de uma legislação sobre esse assunto no Brasil, bem como, a instituição de centros especializados para executar esta tarefa. A reciclagem de veículos, se feita de forma sistêmica e consistente, pode ter um impacto positivo no mercado automotivo, na geração de novos postos de trabalho e ainda, ajudará a resolver o problema do abandono de veículos nas ruas brasileiras.