Sindicatos querem atrair mais jovens

Os participantes do 2º Encontro Estadual da Juventude Metalúrgica do Estado de São Paulo, realizado no último final de semana, decidiram pela realização de ações que estimulem a participação dos jovens nas atividades sindicais.
“Existem dificuldades de participação, já que não é fácil conciliar trabalho, estudo e, às vezes, a família. Mesmo assim, esse envolvimento aumenta a nossa organização e fortalece as lutas nos locais de trabalho”, comentou Wellington Messias Damasceno, da Comissão de Fábrica na Volks e da coordenação do Coletivo de Juventude da Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM).
Há dois anos, durante o 1º Encontro, uma das decisões foi lutar pelo trabalho decente. “Agora estamos nos organizando para busXcar esse trabalho decente”, afirmou.
Para destacar a importância dos jovens nas eleições deste ano, o encontro definiu pela realização de um ato da juventude em agosto, debatendo questões como educação, segurança e emprego.
Wellington lembrou que essa organização não vai se dar apenas com debates políticos e sindicais. “O envolvimento dos jovens acontece das formas mais variadas, inclusive como o campeonato de videogame que acontece no Sindicato ou como o festival de rock que houve em Sorocaba”, lembrou.