Sindicato pede a Lula fim do fator previdenciário, aumento da aposentadoria e isenção do IR à PLR

Questões previdenciárias serão respondidas até dia 15, prometeu o presidente

Raquel Camargo

Sérgio Nobre entrega ao presidente o documento com as reivindicações

O Sindicato solicitou ao presidente Lula que sancione os projetos de lei que extingue o fator previdenciário e reajusta em 7,7% as aposentadorias de quem recebe mais que um salário mínimo.

O Sindicato também reforçou a reivindicação de isentar a PLR da cobrança do Imposto de Renda.

Lula já conhecia esse problema e mostrou-se simpático ao pedido dos metalúrgicos do ABC, prometendo encaminhá-ainda ontem ao Ministério da Fazenda.

“Queremos ter o mesmo tratamento dos patrões, que não pagam Imposto de Renda por suas retiradas sobre os lucros das empresa”, disse a Lula o presidente do Sindicato, Sérgio Nobre, que entregou a pauta junto com o coordenador da Comissão de Fábrica na Volks, José Roberto Nogueira, o Bigodinho.

As reivindicações foram apresentadas nesta terça-feira, durante a abertura do encontro do conselho executivo do Comitê Mundial dos Trabalhadores na VW, que será realizado até o final de semana na planta de São Bernardo.

Reclamação de Lula
Os projetos que tratam da Previdência Social foram aprovadas há cerca de 15 dias pelo Congresso Nacional.

Sobre eles, Lula reclamou da falta de acordo entre parlamentares, centrais sindicais e entidades de aposentados a respeito das alternativas ao fim do fator previdenciário, mas comprometeu-se a levar a pauta ao Ministério da Previdência.

“Vou tomar uma decisão até o dia 15”, garantiu.