Com 95,51%, metalúrgicos da CUT vencem eleição sindical no Paraná

Objetivo da chapa eleita é resgatar responsabilidades sociais do sindicato

Na última semana, foi realizada a eleição do Sindicato dos Metalúrgicos de Ponta Grossa-PR, que marcou a eleição da Chapa 1 Metalurgente, da CUT. Foram 95,51% de votos válidos, com uma renovação de 40% da direção da entidade.

Segundo o presidente eleito Mauro César Carvalho Pereira, o slogan que a chapa usou “avançar na unidade para fortalecer a luta” traduz bem o que pensam os integrantes da chapa Metalurgente querem realizar no próximo mandato.

“O principal desafio é dar continuidade ao bom trabalho que vem sendo desenvolvido desde 1994, quando rompemos o atrelamento do sindicato com os patrões e devolvemos o sindicato para os trabalhadores, de forma combativa, atuante e representativa”, disse.

Além da proposta de mudança de data-base para setembro, Pereira disse que os companheiros também estão resgatando o papel do sindicato cidadão, que pensa o trabalhador como integrante de uma sociedade de uma maneira geral e que necessita de ações em diversas áreas, como Educação, Saúde, Moradia, Segurança.

“Um desafio importante também é discutir o papel da mulher no mercado de trabalho, sobre tudo, na Indústria metalúrgica. Também vamos dar continuidade aos projetos de Formação de Base, visando inserir os militantes na Organização no Local de Trabalho e também desenvolver ações de qualificação profissional visando a construção da Escola Técnica do Sindicato dos Metalúrgicos de Ponta Grossa”, afirmou.

Lá, poderá ser inclusive trabalhada a questão do primeiro emprego. “Somos hoje o segundo pólo metal-mecânico do Paraná, ficando atrás somente de Curitiba. Sabemos do potencial que nossa cidade e os trabalhadores têm, por isso, continuaremos com este trabalho pois entendemos que a qualificação é uma ferramenta importante para que o trabalhador potencialize os seus ganhos salariais”, finalizou.

Da redação com CNM/CUT