Químicos na Basf conquistam jornada de 36 horas

Conquista criará 100 novas vagas na unidade de São Bernardo

Os trabalhadores da BASF em São Bernardo acabaram de aprovar, em assembleia realizada no início da tarde desta segunda-feira (24),proposta de acordo de redução de jornada de 42 para 36 horas e 27 minutos semanais.

Com esse acordo, a maioria dos cerca de 1.300 trabalhadores da produção passa a trabalhar no sistema 6×3, o que irá gerar mais 100 postos de trabalho diretos e indiretos, além das promoções que irão acontecer com a mudança.

Na avaliação do Sindicato dos Químicos do ABC e da Comissão de Fábrica, trata-se de um acordo histórico, resultado de mobilização e união dos trabalhadores.

“Hoje os trabalhadores na Basf comemoram mais uma grande vitória, uma vitória histórica de redução de jornada. O que significa uma vida com mais qualidade para todos, uma vida sem hora-extra. Significa também o justo retorno da produtividade acumulada pela empresa nos últimos anos e a geração de cem novos postos de trabalho”, comentou Fábio Lins,diretor do sindicato e trabalhador na empresa.

A assembleia terminou em clima de festa porque os trabalhadores também aprovaram acordo de PLR que, se atingidas as metas, pode pagar até 3.8 salários para cada um.

 
Com informações do Sindicato dos Químicos do ABC