Metalúrgicos de Taubaté elegem Comitês Sindicais

 

Começou nesta quarta-feira, dia 12, o primeiro turno da eleição no Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté. Serão escolhidos os integrantes de 20 Comitês Sindicais de Empresa (CSEs) e dos  Aposentados. A votação acontece até sexta-feira e a apuração no sábado, dia 15, na sede do Sindicato.
Os CSEs estão na Volkswagen, Ford, LG Electronics, Daruma, Alstom, Araya, Cameron, Comau, Daido, Copreci, Thyssenkrupp, Autoliv, Autometal, SG Logística, SM, Mb Gestamp 1, Mb Gestamp 2, Soluções Usiminas, Mubea, e MP Plastics. Ao todo 107 dirigentes sindicais serão eleitos.
A CUT concorre como Chapa 1 em 20 Comitês Sindicais de Empresa e no Comitê Sindical dos Metalúrgicos Aposentados. A Chapa 2 composta por membros de oposição concorrerá apenas ao CSE da Volkswagen.
O presidente do Sindicato, Isaac do Carmo, disse  que “os metalúrgicos de Taubaté sempre tiveram um compromisso com a democracia ao longo da história e um alto grau de politização. Temos a certeza que esta eleição acontecerá de forma tranqüila”, afirma Isaac.

2º turno
O segundo turno acontecerá nos dias 09, 10 e 11 de junho, quando serão eleitos os membros do Conselho da Direção Executiva, da Direção Executiva, e do Conselho Fiscal da entidade, a partir de chapa formada pelos eleitos nos CSEs.
O Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região é a maior entidade sindical filiada à CUT no Vale do Paraíba, com mais de 20 mil trabalhadores em sua base territorial que abriga 204 empresas em 11 cidades.
Depois dos metalúrgicos do ABC, este Sindicato foi o primeiro na categoria, no Estado, a adotar o modelo de organização a partir dos CSEs, que é a representação direta no local de trabalho.
 
Da redação com informações do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté