Vannuchi garante investigar ditadura

O ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, deu essa garantia ao Conselho de Direitos Humanos da ONU, em Genebra.

Brasil investigará ditadura garante Vannuchi à ONU

O Brasil investigará a ditadura militar que governou o País entre 1964 e 1985, garantiu o ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Paulo Vannuchi junto ao Conselho de Direitos Humanos da ONU (Organização das Nações Unidas), em Genebra.
“A criação de uma Comissão Nacional da Verdade para apurar as violações dos direitos humanos ocorridas durante a ditadura é o instrumento que permitirá ao governo cumprir esse objetivo”, afirmou.
Proposta por decreto do presidente Lula em dezembro passado como parte do 3º Programa Nacional de Direitos Humanos, a Comissão vem sendo atacada por setores conservadores da sociedade. O Sindicato apoia o programa.
Serenidade – Segundo levantamentos realizados por diversas entidades, a ditadura brasileira é responsável pelo desaparecimento de 400 opositores durante o regime militar, dos quais 140 casos ainda não foram esclarecidos.
“Por sua profunda índole democrática, o governo recebe com serenidade todas as críticas e é com serenidade que vamos manter um amplo diálogo em busca de um consenso”, explicou Vannuchi.
Ele acrescentou que o programa conta com o apoio explícito da Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos, Naty Pillay, que visitou recentemente o Brasil.