2º Congresso da Mulher Metalúrgica – Diminui tempo de trabalho doméstico

Maior participação feminina na vida econômica e política fez cair em cinco horas semanais o tempo dedicado pelas mulheres às atividades caseiras. O assunto estará em debate no 2º Congresso da Mulher Metalúrgica, que acontecerá de 25 a 27 de março.


Simone fala do congresso às trabalhadoras na Masaflex, em Ribeirão Pires

Tempo de trabalho doméstico diminui no País

O número de horas que as mulheres dedicam ao trabalho doméstico passou de 29 horas por semana em 2001 para 24 horas em 2008, segundo o IBGE.

A mudança se relaciona com a maior participação feminina no mercado de trabalho, o que permite a compra de bens que agilizam o cuidado da casa, e com a melhora, ainda que pequena, da divisão de tarefas domésticas entre os homens e as mulheres.

O acesso a serviços públicos também contribui para a queda no tempo gasto nas tarefas relacionadas à casa, uma vez que a matrícula dos filhos em creches e escolas permite que a mulher exerça outras atividades.

E o aumento da renda possibilita a contratação de empregadas ou diaristas para exercer essas atividades dentro da casa.

“As mulheres foram para a luta”, afirma Simone Vieira, coordenadora do Coletivo de Gênero do Sindicato.

O IBGE confirma a declaração da dirigente, ao constatar que passou de 43%, em 1992, para 47%, em 2008, o percentual das mulheres ocupadas no País.

“Este será um dos assuntos em debate no 2º Congresso da Mulher Metalúrgica, que realizaremos nos dias 25, 26 e 27 de março”, diz Simone, convocando todas as companheiras a participarem dos debates.

Avanço
Mesmo com as conquistas, o IBGE estima que os números podem estar subestimados por culpa do preconceito de que trabalho doméstico é “coisa de mulher” e, por isso, não é valorizado.

“Os homens podem responder ao pesquisador do Instituto que o tempo para lavar o carro conta como afazer doméstico e a mulher pode não considerar atividades como a de levar os filhos à escola porque acha que são coisas normais do dia-a-dia”, diz Simone.

Apesar da ressalva, ela destaca que a diminuição das horas dedicadas ao lar revela avanço na sociedade.

Leia mais sobre o 2º Congresso da Mulher Metalúrgica no site do Sindicato www.smabc.org.br.