Governo quer melhorar os serviços de internet

Governo federal querbanda larga em todo o Paí

Chega à mesa do presidente Lula nos próximos dias a minuta do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) e o formato da nova Telebras elaborados pelo Ministério do Planejamento. Banda larga é um sistema de acesso à internet mais rápido e com pouca interferência.
O PNBL quer baixar o preço e aumentar para 30 milhões o número de acessos à internet nas áreas distantes, rurais e urbanas até 2014. Segundo o Ministério das Comunicações, a banda larga chega hoje para 10 milhões de pessoas.
O governo estima que o projeto exija investimentos de R$ 4 bilhões de reais, cabendo a Telebras gerenciar a infra-estrutura já existente do Estado.

Empresas são contra PNBL

As empresas de telefonia ameaçam ir à Justiça contra o PNBL, alegando que a proposta do governo quebra o modelo de privatização.
O fato é que essas empresas foram beneficiadas com a privatização ocorrida no governo de FHC e não se preocuparam em levar a internet além dos grandes centros.
É na internet que repousa o futuro das comunicações. Portanto, quanto mais brasileiros tiverem acesso e produzirem conteúdos para a rede, melhor será para a democracia.

Principais objetivos do PNBL

A) Atingir, até 2014, 4.300 municípios brasileiros.
B) Chegar às classes C, D e E.
C) Atuar além da inclusão digital, sendo parte de um programa de desenvolvimento econômico e social que inclua o estímulo à produção de conteúdos nacionais para a internet e apoio ao desenvolvimento industrial e tecnológico.