FMS – Unisol Brasil coordena oficina internacional


Centenas de pessoas lotaram a Usina do Gasômetro na abertura do Fórum

Hoje, às 15h, a Unisol Brasil coordena, no Fórum Social Mundial realizado em Porto Alegre, a oficina Rede do Sul: Promoção do Cooperativismo e da Economia Solidária na América do Sul como Estratégia para Combate à Pobreza e à Construção de Sociedades mais Democráticas e Sustentáveis.

Seu objetivo é apresentar o projeto internacional Rede do Sul, que começará em fevereiro e reúne instituições de representação do cooperativismo e da economia solidária dos países do Mercosul.

O programa pretende contribuir com a redução da pobreza, desenvolver e consolidar fontes de trabalho dignas e aprofundar a democracia econômica social e política do Mercosul por meio do apoio aos empreendimentos de economia solidária na região.

Polêmica
Milhares de pessoas participaram segunda-feira à tarde da tradicional marcha de abertura das atividades do FSM e, em seguida, estiveram nos primeiros debates do evento.
No primeiro deles, um seminário destinado a fazer um balanço dos dez anos de fundação do fórum e os desafios para o futuro, ficou exposta a divergência referente à forma como o evento é organizado.

De um lado se alinham os que defendem que o FSM permaneça como surgiu, apenas um espaço de encontro e articulação da sociedade civil. De outro, os que defendem a definição de posições políticas e ações internacionais.