Sindicato abre inscrições para cursos gratuitos do Senai

Candidatos devem se inscrever pessoalmente na Subsede de Diadema, nos dias 20, 21 e 22 de janeiro, das 9h às 18h. Os cursos têm duração de seis meses e formam em inspetor de qualidade; desenho técnico mecânico; comandos elétricos; eletricista instalador e matemática aplicada à mecânica

O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC realiza nos próximos dias 20, 21 e 22 de janeiro as inscrições para 626 vagas em cinco cursos (veja quais são abaixo) gratuitos oferecidos em parceria com o Senai e certificados pelo Ministério da Educação. As inscrições devem ser feitas, pessoalmente, na Subsede de Diadema, na avenida Encarnação, 290, Piraporinha, das 9h às 18h. Em 2009, os cursos formaram 1.305 pessoas, número que deve ser ultrapassado este ano.

Cumprindo seu papel social, o SMABC destina parte das vagas a não-sócios para atender desempregados e trabalhadores de outros sin CUT.

 CURSOS REFORMULADOS: MAIS CONTEÚDO

Até 2009, os cursos tinham duração de três meses, a partir deste ano eles passam a ser de seis meses. Segundo o diretor de Organização do Sindicato, Zé Paulo Nogueira, a mudança, além de atender a exigência do Ministério da Educação de grade curricular para garantir certificação, torna os cursos mais abrangentes e com mais conteúdo. Ele cita como exemplo o de eletricista instalador, que antes tinha grade de 112 horas e neste ano passa a ter 160 horas. O que melhora a capacitação do trabalhador.

A nova grade traz como novidade um curso que já existiu no passado: o de inspetor de qualidade, que terá duração com 168 horas. A atual realidade do mercado exigiu o retorno desse curso.

Para o diretor de Organização do Sindicato, os cursos têm grade com mais e melhor conteúdo que os ministrados no Senai. “Isso ocorre porque são negociados com o Sindicato que participa da elaboração da grade embasado nas necessidades reais dos profissionais e das empresas.

Outra vantagem: além de ter mais conteúdo, os cursos são gratuitos. Para os não-sócios e desempregados, eles abrem oportunidades para uma profissão e aos metalúrgicos, ampliam os conhecimentos e as possibilidades na carreira.

Há várias alternativas de horários permitindo que todos os trabalhadores possam adequar seus turnos de trabalho ao período de aulas.

TRADIÇÃO DESDE 1980

O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC diplomou em 2009 1.305 pessoas nos cursos do Senais oferecidos na Subsede de Diadema para associados, dependentes e não-sócios. No ano passado, os cursos tiveram a duração de três meses.

Além de garantir formação e aperfeiçoamento profissional, os cursos também contribuem com a cidadania dos alunos porque explicam como é composta a categoria e os direitos trabalhistas.

CONHEÇA OS CURSOS E TIRE DúVIDAS

Inspetor de qualidade

Desenho técnico mecânico

Comandos elétricos

Eletricista instalador

Matemática aplicada à mecânica

QUEM PODE SE INSCREVER

Metalúrgicos associados ao Sindicato e seus dependentes, acima de 16 anos

Filhos (as) e esposa (marido), acima de 16 anos

Todos os candidatos deverão ter cursado (ou estar cursando) até a 6ª série do Ensino Fundamental

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS À INSCRIÇÃO

Carteira de identidade (xerox)

Carteira associativa do sindicato

Último holerite (no caso dos metalúrgicos associados)

Carteira profissional (para os desempregados)

Comprovação de que cursou ou está cursando a 6ª série

 

O QUE VOCÊ PRECISA SABER?

O curso tem algum custo para o aluno?

Não. Os cursos são totalmente gratuitos.

É preciso pagar pela inscrição?

Não, também é gratuita.

Onde serão realizados os cursos?

Na Subsede de Diadema.

Como o dependente deve fazer a inscrição?

O associado é que deve se dirigir pessoalmente fazer a inscrição do seu dependente portando os documentos solicitados.

Quem é considerado dependente?

Apenas filhos (as) e esposa (marido).

É preciso apresentar algum certificado?

O candidato tem de ter cursado pelo menos até a 6ª série do Ensino Fundamental ou estar cursando.

Ao fazer a inscrição, o candidato tem a sua vaga assegurada automaticamente?

Não. Os inscritos serão submetidos a testes específicos aplicados pelo Senai, que avaliarão se eles têm condições de acompanhar os cursos solicitados.

 

DURA

ÇÃO

Seis meses

DIAS E HORÁRIOS

4 dias por semana

8h às 10h

12h às 14h

15h às 17h

17h às 19h

19h às 20h