Márcio Pochmann e Artur Henrique falam sobre Mercado de Trabalho e Proteção Social

Palestras são os destaques da 2ª Oficina Nacional da Jornada de Trabalho, que acontecem nestas quarta e quinta-feira

Acontece nesta quarta e quinta-feira (14 e 15), a 2ª Oficina Nacional da Jornada pelo Desenvolvimento “Mercado de Trabalho, educação, saúde e proteção social – políticas públicas para o desenvolvimento sustentável”. Os debates realizados nestes dois dias servirão de subsídio nas discussões sobre políticas públicas de educação, saúde e proteção social, articuladas ao aprimoramento do mercado de trabalho, com vistas à construção de um novo modelo de desenvolvimento sustentável que supere as enormes desigualdades existentes no Brasil.

A Jornada pelo Desenvolvimento teve início em 2005, com a construção da Agenda dos Trabalhadores. Iniciou-se aí um ciclo de reflexão para a conformação de uma estratégia mais articulada da CUT no enfrentamento dos grandes temas nacionais e do seu posicionamento diante da sociedade. Os 9º e 10º CONCUTs ampliaram esse movimento com as resoluções baseadas em trabalho, democracia, desenvolvimento, renda e direitos.

A compreensão da Jornada como um processo contendo ações de reflexão, elaboração de propostas, debate na sociedade, mobilização e negociação levou a CUT a realizar atividades regionais, articuladas a outros segmentos da sociedade, , em particular as universidades e os movimentos sociais organizados.

O balanço positivo dessas ações, aliado à análise dos novos cenários, especialmente, sobre as implicações da crise mundial no mundo do trabalho, impuseram a tarefa de “enfrentar a crise ampliando a luta de classe e organizando a transição para um novo modelo de desenvolvimento, e o desafio de buscar alternativas para sua superação na consolidação de um modelo de desenvolvimento sustentável, soberano e democrático. Por isso, em 2009, as ações estão sendo desenvolvidas em 3 frentes: nacionais – o Ciclo de Debates; regionais – articulação com as Estaduais da CUT e formativas – Programa Nacional de Formação.

O Ciclo de Debates visa discutir temas que correspondem às questões essenciais para a conformação de um projeto de desenvolvimento para o Brasil sob a ótica dos trabalhadores e trabalhadoras, que resulte na Plataforma da Classe Trabalhadora para 2010 e que venha a ter uma intervenção efetiva nas eleições 2010.

Confira a Programação:

2ª Oficina Nacional da Jornada Nacional pelo Desenvolvimento “Mercado de Trabalho, educação, saúde e proteção social – políticas públicas para o desenvolvimento sustentável”

Local: Hotel Braston, Rua Martins Fontes, 330 – São Paulo

14 de outubro de 2009

09h00 – Café de Recepção aos Participantes

09h15 – Abertura

Artur Henrique – Presidente CUT e Coordenador GT Desenvolvimento

09h30 – Mercado de Trabalho e Proteção Social

Expositor: Márcio Pochmann

Debatedor: Artur Henrique – presidente da CUT

11h00 – Economia solidária: avançar para o desenvolvimento solidário e sustentável

ADS-CUT e Dione Manetti – Diretor do Departamento de Fomento da SENAES-MTE

13h30 – almoço

14h30 – Educação: direito e valorização para um novo projeto de desenvolvimento

CNTE, CONTEE, PROIFES, FASUBRA

16h30 – Saúde: rumo a um sistema universal de seguridade social

CNTSS-CUT, Eduardo Fagnani (Instituto de Economia da Unicamp) e Instituto Pólis

18h00 – Sistematização do dia

15 de outubro de 2009

10h00 – Reunião GT Desenvolvimento Sustentável

Sistematização para elaboração de Diretrizes para a Plataforma 2010

Da CUT