ACORDO OU GREVE: assembleia decisiva hoje (17/09) no Sindicato
Trabalhadores estão mobilizados e vão parar a produção das fábricas no ABC, se as empresas não atenderem reivindicação de aumento real de salário, que tem como referência acordo fechado com as montadoras da base: 2% de real, além da inflação de 4,4% do período e abono
O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC realiza assembleia decisiva nesta quinta-feira (17/09) a partir das 18h, na sede do Sindicato. A categoria está em campanha salarial há mais de um mês e reivindica aumento real de salário. Até agora, as empresas de autopeças chegaram apenas a 0,8% de aumento real, além dos 4,4% de reposição da inflação do período. A proposta foi rejeitada pela categoria na mesa de negociação.
Apenas os trabalhadores nas montadoras já fecharam acordo; conquistaram 6,53% de aumento (2% real) mais abono de $ 1.500,00 que será pago no próximo dia 25. A proposta negociada pelo Sindicato com o Sinfavea (sindicato que representa as montadoras) foi aprovada em assembleia no último sábado (12).
Os trabalhadores das autopeças e demais grupos que ainda não fecharam acordo têm o acordo conquistado junto às montadoras como referência.
Desde segunda-feira (14/09), mais de 14 mil trabalhadoes de 35 fábricas da base (a maioria autopeças) já paralisaram a produção para protestar por aumento real.
Além dos trabalhadores em autopeças, que pertencem ao Grupo 3 – assim como parafusos e forjarias -, estão sem proposta de aumento salarial o Grupo 2 (máquinas e eletroeletrônicos), Fundição, Grupo 8 (laminação e trefilação, refrigeração, condutores elétricos, material ferroviário e rodoviário, artefatos de metais, balanças, esquadrias e de construções metálicas) e Grupo 10 – (lâmpadas e aparelhos elétricos e de iluminação, equipamentos médicos, odontológicos e hospitalares, móveis metálicos, mecânica, tratamento de superfície, estamparia, material bélico, rolhas metálicas e reparação de veículos).
Da Redação