Bancários do ABCD farão manifestação nesta quinta-feira

Trabalhadores do setor exigem reajuste de 10% (inflação mais aumento real) e PLR maior

Os bancários do ABCD farão uma manifestação nesta quinta-feira (27/08) no centro de Santo André para marcar o início da campanha salarial de 2009. O ato terá início às 9h30 na esquina das ruas Senador Fláquer e Luiz Pinto Fláquer. Os manifestantes farão passeata pelas principais ruas do centro da cidade.

Representantes da Fetec-SP/CUT (Federação Estadual dos Bancários da CUT) e de outros sindicatos da região participarão do protesto. A campanha foi lançada no Estado no dia 10/08, após atividade na avenida Paulista, na Capital. Serão distribuídos materiais informativos à população, com o objetivo de mostrar que as reivindicações da categoria também interessam aos clientes, como redução de taxas e contratação de mais funcionários, o que diminuiria o tempo de permanência nas filas. A bateria da escola de samba Vila Palmares animará a atividade.

Os trabalhadores do setor financeiro exigem reajuste de 10% (aumento real de cinco por cento, mais reposição da inflação); PLR (Participação nos Lucros e Resultados) de três salários mais R$ 3.850; fim das metas abusivas e assédio moral; PCS (Plano de Cargos e Salários) para todos os bancários; valorização dos pisos e mais segurança nas agências.

A presidente do Sindicato dos Bancários do ABC, Maria Rita Serrano, informa que entre os principais objetivos da campanha deste ano está a cobrança pela responsabilidade social. “Exigimos que os banqueiros tenham responsabilidade, não só com os bancários, mas também com a população. A redução dos juros não acompanhou a queda da Selic”, explica Maria Rita. A presidente afirma que a queda nos juros bancários faria com que aumentasse o poder aquisitivo da população, o que aqueceria a economia. “Lutaremos também pela garantia de emprego, especialmente neste momento, em que seis bancos passam por processo de fusão e/ou incorporação”, completa.

Do Sindicato dos Bancários do ABC