Termina o maior congresso da história dos Metalúrgicos de Taubaté

As resoluções e encaminhamentos do 4º Congresso dos Metalúrgicos de Taubaté e Região serão votadas pela categoria em uma Assembléia Geral que será realizada na sede do Sindicato no próximo domingo (23)

Terminou neste domingo (16) o 4º Congresso dos Metalúrgicos de Taubaté e Região, evento que reuniu 240 delegados e delegadas em quatro dias de debate e discussões sobre os caminhos e rumos da categoria metalúrgica.

De sua abertura até seu encerramento, o 4º Congresso recebeu a presença de grandes lideranças políticas e sindicais do Brasil como o presidente nacional da CUT, Artur Henrique, o vice presidente nacional da CUT, José Lopes Feijóo, o presidente da CUT Estadual, Adi dos Santos Lima, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Sérgio Nobre, o presidente da FEM/CUT-SP, Valmir Marques da Silva, o Biro Biro, o prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, o deputado Carlinhos Almeida (PT), o deputado federal Arlindo Chinaglia (PT/SP), e o deputado federal Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho (PT/SP).

No encerramento, o 4º Congresso contou com a presença do coordenador do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócioeconomicos (Dieese), José Silvestre Prado de Oliveira, que fez uma análise de conjuntura sobre os efeitos da crise na atividade econômica brasileira e o comportamento da categoria metalúrgica durante este período em relação aos empregos, produção, e as perspectivas para as negociações salariais de 2009.

Após a apresentação do Dieese, aconteceu a votação das emendas resultantes das plenárias preparatória e que integrarão o Caderno de Resoluções do 4º Congresso dos Metalúrgicos de Taubaté e Região.

O vice presidente do Sindicato, Claudemir Monteiro, o Mil, disse que o 4º Congresso ofereceu uma oportunidade muito grande de aprendizado e troca de experiências entre os participantes.

O presidente do Sindicato, Isaac do Carmo, elogiou a contribuição dos palestrantes do 4º Congresso que foi fundamental para a discussão dos temas que foram Organização nos Locais de Trabalho, Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente, Política Social, Política Industrial e Sindicato e Sociedade – todos fundamentados no tema central que foi Garantia de Desenvolvimento com Emprego e Renda.

“Tenho a certeza que a contribuição política de todos os delegados e delegadas, de todas as autoridades presentes neste 4º Congresso, foi muito significativa com o que há de melhor no movimento sindical brasileiro”, finalizou Isaac.

O presidente Isaac agradeceu a todos os funcionários do Sindicato e assessores que trabalharam na organização do 4º Congresso, e ao final, todos participantes cantaram “Parabéns” para o Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região que comemora seus 50 anos nesta terça-feira, dia 18 de agosto.

Resoluções – As resoluções e encaminhamentos do 4º Congresso dos Metalúrgicos de Taubaté e Região serão votadas pela categoria em uma Assembléia Geral que será realizada na sede do Sindicato no próximo domingo (23).

Do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté