Formação é processo fundamental para os Comitês Sindicais

O modelo sindical dos Comitês Sindicais de Empresa começou no ABC na década de 90 e hoje já está em vigência em sindicatos como o de Taubaté, Salto e Sorocaba

O debate sobre a Organização no Local de Trabalho teve continuidade nesta sexta-feira (14), no 4º Congresso dos Metalúrgicos de Taubaté e Região com o painel “O Papel Prático e Político da OLT”, do secretário geral do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Wagner Santana, o Wagnão.

Wagnão falou sobre a experiência do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC com a implantação dos Comitês Sindicais de Empresa, os desafios referentes à formação dos dirigentes e à relação com as empresas.

O modelo sindical dos Comitês Sindicais de Empresa começou no ABC na década de 90 e hoje já está em vigência em sindicatos como o de Taubaté, Salto e Sorocaba.

“É importante que os dirigentes sindicais dos CSEs estejam sempre capacitados, e a formação tem papel fundamental neste processo. Essa capacitação visa equilibrar a experiência entre os CSEs mais antigos e os mais novos para que o trabalho em um todo seja eficaz”, disse Wagnão.

Para Wagnão o processo de formação da militância mobiliza a categoria e promove o surgimento de novos quadros para o movimento sindical.

“Esse processo é fundamental para os CSEs, e os Comitês hoje representam o mais avançado modelo de representação sindical”, afirmou Wagnão.

O secretário geral do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC reafirmou ainda a importância do projeto entregue ao presidente Lula pelo presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região, Isaac do Carmo, que pede o reconhecimento do modelo sindical dos CSEs.

“O CSE é uma nova forma de relação Capital – Trabalho e as empresas que estiverem dispostas a uma relação séria com os trabalhadores devem adotar o modelo dos Comitês Sindicais”, afirmou Wagnão.

Wagnão parabenizou ainda o Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região pelo 4º Congresso e pelos 50 anos de lutas e conquistas em prol da categoria metalúrgica.

Do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté