Químicos do ABC discutem, nesta sexta e sábado, atuação do Sindicato fora das fábricas

Neste segundo ciclo de debates do 10º Congresso dos Químicos ABC, a categoria participa da plenária "Ação Sindical nos órgãos colegiados da administração pública"

Neste fim de semana, tem prosseguimento a segunda etapa do 10º Congresso dos Químicos do ABC com a realização do segundo de quatro ciclos de debates. Na noite desta sexta-feira (5) e na manhã de sábado (6), os trabalhadores e trabalhadoras irão discutir o tema “Ação Sindical nos órgãos colegiados da administração pública.

“A ação sindical deve ser aprimorada nas quatro principais esferas de atuação do Sindicato”, explica o Secretário Geral da entidade Sidney Araújo dos Santos. “Essas esferas são: 1 – o local de trabalho, a empresa; 2 – os órgãos colegiados da administração pública em nível local, regional, estadual e nacional; 3 – o movimento sindical cutista; e 4- os setores da indústria química de um modo geral, como o plástico, petroquímico, cosméticos, tintas e vernizes e outros”, completa o sindicalista.

“O número de participantes e a riqueza das discussões mostram como um congresso traz à tona assuntos e ações que podem melhorar não só as condições de vida e trabalho de um indivíduo e sua família, mas interferir positivamente na melhoria da sociedade como um todo”, comenta o presidente Paulo Lage avaliando o andamento dos trabalhos.

Objetivo e estrutura do 10º Congresso
A décima edição do Congresso dos Químicos do ABC, que acontece a cada três anos, tem como lema “Fortalecer o Trabalho Decente e a Integração Regional”, e está sendo realizado em três etapas: abertura, ciclo de debates (plenárias temáticas) e plenária final.

Aberto no último dia 16 de maio, durante a posse festiva da diretoria eleita para a gestão 2009-2012 do Sindicato, o X Congresso tem como objetivo geral alcançar o trabalho decente para todos e todas, melhorando a qualidade de trabalho e de vida da categoria.

Os próximos ciclos de debates acontecem nos finais de semana 19 e 20 e 26 e 27 de junho, com os respectivos temas: Ação sindical nos Conselhos e Fóruns Públicos; Ação no Movimento Sindical; e Ação Sindical nos Setores da Indústria Química. A plenária final será realizada em julho.

Do Sindicato dos Químicos do ABC