Plenária lembra conquistas

Cerca de 70 dirigentes dos sindicatos filiados à Federação Estadual dos Metalúrgicos (FEM) da CUT São Paulo participaram da 2ª Plenária da Campanha Salarial, que aconteceu no último sábado, no Sindicato dos Metalúrgicos de Araraquara.
Entre outras reivindicações, foram propostas a mudança do dia de pagamento e adiantamento salarial, a redução da jornada de trabalho de 44h para 40h, sem redução no salário, e a garantia de emprego ao trabalhador em situação pré-cirúrgica.
O presidente da FEM, Valmir Marques, o Biro- Biro (foto), lembrou que na Campanha Salarial de 2007 foram conquistados 14 novos direitos sociais.

Luta
Como exemplo, citou as cláusulas que permitem a contratação de jovens entre 18 e 24 anos, sem experiência, e de pessoas com mais de 40 anos e as melhorias no direito à amamentação e no auxílio creche, convencionadas por todas as bancadas patronais No entanto, destacou Biro-Biro, há conquistas que não foram adotadas por todas as bancadas, como o repúdio ao constrangimento moral ou combate ao assédio moral, que foi acordada apenas pela Fundição.
“Lutaremos nesta Campanha para que os direitos sejam estendidos para todas as bancadas”, afirmou Biro- Biro.