Bancários discutem com Fenaban nova base para cálculo da participação dos bancários no lucro dos bancos

A próxima rodada de negociação deve avançar na definição de qual indicador será utilizado no cálculo da PLR dos bancários em 2009 para a partir daí construir um novo modelo

Dirigentes sindicais e representantes da federação dos bancos (Fenaban) se reuniram na sexta-feira (29) para discutir as diferentes formas de avaliar o lucro das empresas e a maneira como isso se reflete na Participação nos Lucros e Resultados (PLR) dos trabalhadores.

“Lucro líquido, lucro recorrente, balanço pró-forma, gerencial. Debatemos todos esses indicadores que têm gerado diversos problemas no cálculo da participação que os bancários devem ter no lucro”, diz Luiz Cláudio Marcolino, presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, que participou da reunião.

“Estamos caminhando, conjuntamente, para a definição de uma nova base de cálculo. Nós, bancários, deixamos claro que o modelo deve ser simplificado e resultar numa PLR melhor. Tem que ser uma porcentagem do lucro, ser linear, para todos os empregados e não pode ser descontada dos programas próprios de resultado dos bancos”, relata Marcolino, destacando que a próxima rodada de negociação – que terá a data anunciada na próxima semana, deve avançar na definição de qual base, qual indicador será utilizado no cálculo da PLR dos bancários em 2009 para a partir daí construir um novo modelo.

“Essas negociações estão antecipando longos debates que consomem tempo precioso da campanha salarial. Nosso objetivo é chegar em setembro (data base dos bancários) com esses novos parâmetros definidos, de forma a tornar mais justa a PLR da categoria”, completa Marcolino.

Dos Bancários SP