Presença dos Sindicatos nos meios de mídia é tema do Câmera Aberta desta quarta-feira (20)
O vice-presidente do Sindicato, Rafael Marques, participa do programa
No último dia 13 de maio foi publicado no, Diário Oficial da União, o decreto do presidente Lula que concede canal de televisão educativa no município de São Caetano à Fundação Sociedade Comunicação Cultura e Trabalho, entidade mantida pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.
A Fundação é dirigida por um conselho de 40 membros, que representam diversos Sindicatos filiados à CUT, como Metalúrgicos e Químicos do ABC, Bancários de São Paulo e do ABC, Petroleiros, Professores e Jornalistas de São Paulo.
No ano da 1º Conferência Nacional de Comunicação, que acontece dia 2 de dezembro, a concessão reacende o debate sobre a democratização dos meios de comunicação pública e a garantia da participação das organizações sociais.
Para falar sobre o assunto, o Câmera Aberta Sindical convidou o vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques; e o secretário de comunicação da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), Rogério Nunes.
Emenda 3 – o programa vai contar também com a participação do consultor sindical e assessor técnico do Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar), João Guilherme Vargas Netto. Ele fará uma análise da articulação do movimento sindical pela manutenção do veto à Emenda 3, que tenta burlar direitos básicos dos trabalhadores conquistados ao longo da história, transformando todos em pessoas jurídica.