Relembrar os mortos e lutar pela vida
A saúde e a vida no trabalho são direitos fundamentais de todos nós. É com essa bandeira que o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho será lembrado hoje em todo o mundo. No ABC, a manifestação acontece em Mauá
Todos nós temos direito a um ambiente seguro de trabalho
A saúde e a vida no trabalho são direitos fundamentais de todos nós. É com essa bandeira que o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho será lembrado hoje em todo o mundo. No ABC, a manifestação acontece em Mauá.
Os números das vítimas no trabalho continuam impressionantes. No Brasil, há uma morte de trabalhador a cada duas horas por conta de acidentes ou de doenças contraídas.
“Apesar da luta sindical em defesa de um ambiente de trabalho seguro e saudável, as estatísticas negativas não param de crescer”, alerta Mauro Soares, diretor do Sindicato.
Ele se baseia no Anuário Estatístico da Previdência Social que registrou, em 2004, 465.700 acidentes, em 2005 o número chegou a 499.680, em 2006 subiu para 503.890 e em 2007 (última publicação) atingiu 653.090 casos.
Todos pagamos
Junto à perda humana existe ainda a perda financeira. Todos os anos o Brasil gasta bilhões de reais em recursos públicos com os acidentes de trabalho, pois a maior parte da assistência é prestada pelo SUS e os benefícios por incapacidade temporária ou permanente, bem como as pensões por morte, são arcados pela Previdência Social.
“Por este motivo, a sociedade não pode ficar alheia, já que os acidentes no trabalho afetam a todos, mesmo que indiretamente. Se as empresas fossem mais responsáveis com a segurança poderíamos investir esses recursos públicos na promoção da saúde e não no tratamento das vítimas”, protesta Mauro.
Segundo estimativas da Organização Internacional do Trabalho (OIT), ocorrem anualmente no mundo cerca de 270 milhões de acidentes e aproximadamente 160 milhões de casos de doenças ocupacionais.
Ato
A manifestação em Mauá será realizada no bulevar, ao lado da estação de trem, entre 9h30 e 12h. Estão programados um espetáculo teatral, atos ecumênico e político e a soltura de dois mil balões pretos, que marcam o luto pelas vítimas de acidentes e doenças de trabalho.
A data comemorativa do 28 de Abril surgiu no Canadá por iniciativa do movimento sindical e se espalhou por diversos países. Esse dia foi escolhido em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, no ano de Organização Internacional do Trabalho (OIT), ocorrem anualmente no mundo cerca de 270 milhões de acidentes e aproximadamente 160 milhões de casos de doenças ocupacionais.
Ato A manifestação em Mauá será realizada no bulevar, ao lado da estação de trem, entre 9h30 e 12h. Estão programados um espetáculo teatral, atos ecumênico e político e a soltura de dois mil balões pretos, que marcam o luto pelas vítimas de acidentes e doenças de trabalho.
A data comemorativa do 28 de Abril surgiu no Canadá por iniciativa do movimento sindical e se espalhou por diversos países. Esse dia foi escolhido em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, no ano de 1969.