CUT faz 1º de Maio descentralizado em São Paulo, em 25 localidades diferentes
"Nós não temos nenhuma preocupação em fazer um Primeiro de Maio a partir do ponto de vista do mercado, segundo a lógica de quem leva mais gente para shows e sorteios", explicou o presidente da CUT São Paulo, Sebastião Cardozo
O Primeiro de Maio que a CUT vai realizar este ano em São Paulo será mais descentralizado que em anos anteriores, com oito grandes celebrações em localidades diferentes, sendo seis em municípios do interior e da região metropolitana e os demais na capital, em dois dos bairros mais populosos da cidade. Além disso, as 17 subsedes da CUT estadual vão organizar atos e mobilizações.
“Nós não temos nenhuma preocupação em fazer um Primeiro de Maio a partir do ponto de vista do mercado, segundo a lógica de quem leva mais gente para shows e sorteios”, explicou o presidente da CUT São Paulo, Sebastião Cardozo, o Tião, durante coletiva de imprensa realizada hoje na sede nacional da entidade. “Estamos vivendo uma conjuntura internacional em que as vozes que defendem a agenda derrotada, aqueles que querem a retirada de direitos, ocupam os espaços que têm para tentar atacar os trabalhadores e trabalhadoras. Portanto, neste ano, discutir mais profundamente e mais diretamente com os trabalhadores sobre os desafios que temos para impedir os retrocessos, exige celebrações de menor porte, mas mais numerosas, para que o debate frente a frente de temas realmente relevantes não se confunda com grandes shows musicais”, afirmou Tião.
Tião e Daniel em coletivaDaniel Reis, secretário de comunicação da CUT-SP, também explicou que o formato das manifestações será mais voltado para as famílias, não só pela distribuição geográfica – “muitos poderão comparecer sem a necessidade de grandes deslocamentos”, disse – mas também pelo investimento em atividades voltadas a todas as faixas etárias.
A experiência das CUTs Cidadãs, que em anos anteriores antecediam o Primeiro de Maio, será aplicada no Dia do Trabalhador em ações de atendimento médico, oficinas para orientação em saúde da mulher e dos jovens e serviços para agilizar a confecção de documentos pessoais como RG e carteira de trabalho. Na celebração que vai acontecer na Zona Zul, no Parque das Árvores da Cidade Dutra, haverá também shows circenses de uma em uma hora, combinados com oficinas para iniciação nesse tipo de arte cênica. “Estamos ampliando o alcance de nosso Primeiro de Maio, apostando na idéia de descentralização que já vínhamos construindo em anos anteriores”, disse Daniel. Em 2008, por exemplo, houve uma grande celebração no autódromo de Interlagos, enquanto no Paço Municipal de São Bernardo ocorria uma manifestação de menor porte, combinadas com outras duas na capital.
Veja a programação em São Paulo
Zona Sul de São Paulo – Avenida do Arvoreiro, altura do número 395, Parque das Árvores, Cidade Dutra – próxima à estação de trem do Grajaú. A partir das 9h, shows circenses de uma em uma hora. Das 10h às 18h, shows musicais. Às 15h, pausa para ato político com a presença de lideranças nacionais e estaduais da CUT e lideranças políticas. Ao longo do dia, serviços assistenciais e oficinas
Programação musical
Teatro Mágico
Tribo de Jah
Samprazer
Francis Lopes
Marcelo Viola e Ricardo
Francis Lopes
René Sobral
Fabulosa Banda do Coringa
Rosana Bronx
Sniper
Espetáculos e oficinas circenses com o grupo Tapias Voadores (espetáculos de hora em hora, intercalados por aulas de malabares e outras atividades culturais).
Serviços
Documentos
IIRGD – Emissão de 1.ª via da Carteira de Identificação (RG). É necessário apresentar a Certidão de Nascimento original (ou cópia autenticada) e duas fotos 3 x 4. Caso o usuário não possua as fotografias, o evento fornecerá gratuitamente. Menores devem estar acompanhados de um dos pais.
Sistecart – Encaminhamento de pedido de Certidão de Nascimento daqueles que nunca tiveram esse documento, Certidão de Casamento e Certidão de Óbito.
Ministério do Trabalho – Emissão de Carteira Profissional. É obrigatória apresentar o a Carteira de Identificação (RG) original ou a Certidão de Nascimento. Os homens podem apresentar a Carteira de Reservista. É necessária uma foto recente 3 x 4.
Escola Seqüencial – Palestra sobre trabalho e meio-ambiente.
Educação
Ciência em Show – Físicos da Universidade de São Paulo (USP) apresentarão um espetáculo direcionado às crianças e adultos com conceitos de física.
Beleza
Teruya Cabelereiros – Corte de cabelo feminino e masculino.
Saúde
Limpeza de Pele e Massagem – Tratamento de pele e massagem relaxante.
Sindsaúde – Orientação e vídeo sobre Sistema Único de Saúde (SUS).
Saúde da Mulher – Cejam – Coleta para papanicolau, pesquisa e orientação.
Podologia – Clínica JCA – Podólogos cuidam da saúde dos pés.
Pastoral da Criança – Pesagem dos bebês, orientação e a importância da multimistura.
Glicemia – Mediação, orientação e encaminhamento.
Escola Seqüencial – Modo correto e simples de fazer amaciante para roupas e perfumes.
Osteoporose – Exposição e orientação sobre alimentação adequada.
Cardiotech – Pesagem corpórea e aferição da pressão arterial.
Casa da AIDS (USP) – Prevenção, orientações, vídeos e palestras.
Associação Antialcoólica do Estado de São Paulo – Orientações e vídeos
Escovódromo – Escovação e orientação/higiene bucal.
Fotomática – Emissão de fotografias para documentos.
Oftalmologia – Prevenção do glaucoma e catarata e acuidade visual.
Zona Leste de São Paulo – Avenida Barão de Alagoas, s/n – Praça Lions – Itaim Paulista – próxima à Casa de Cultura Gianfrancesco Guarnieri.
Programação musical
Tribo de Jah
Peixelétrico
Flora Matos
René Sobral
Consciência Humana
Rastapé
Farofyno
Violeiros Matutos
Embu: as atividades começam no dia 30 e seguem até a tarde do Dia do Trabalhador
São Bernardo: ato e shows têm início às 13h. Na abertura das festividades, haverá uma prova de pedestrianismo com trabalhadores das empresas da região. No Estádio da Vila Euclides, uma partida de futebol vai reunir sindicalizados de diferentes categorias da região
Guarujá: atividades na região central
Taubaté: ato na região central
Bauru: ato na região central
Campo Limpo: a partir das 14h, ato político e shows, na Praça Central.
Da CUT SP