Bancários do ABC lançam revista, música e vídeo para comemorar os cinquenta anos

Festa será realizada no dia 26 de março a partir das 19h no Tênis Clube de Santo André

O Sindicato dos Bancários do ABC comemora no próximo 26 de março seu aniversário de 50 anos. A festa será realizada no Tênis Clube de Santo André a partir das 19h, e deverá contar com a presença de representantes sindicais, políticos, trabalhadores bancários, memorialistas e pessoas que ajudaram a construir a história da entidade.

Durante o evento serão lançados revista comemorativa e vídeo institucional. O objetivo das produções é resgatar a trajetória do Sindicato e apontar os desafios a serem enfrentados neste novo milênio. Uma música, especialmente composta para marcar a data, também será apresentada durante show da cantora Márcia Cherubin, que animará a noite. A categoria bancária no Grande ABC é formada hoje por cerca de sete mil trabalhadores, dos quais cerca de 75% sindicalizados, índice bastante superior à média nacional (20%).

Origem – A entidade representativa dos bancários do ABC nasceu como associação em 4 de março de 1959, sendo oficializada sindicato no mesmo ano, em 10 de outubro. Seu primeiro presidente foi Lincoln dos Santos Grillo, do Banco de Crédito Real de Minas Gerais, que mais tarde se tornaria vereador, deputado e prefeito de Santo André. A direção mais longeva coube a Osmar Marquezini, um dos fundadores do MDB na região, que a presidiu por 14 anos consecutivos. No final dos anos 70, a entidade passa a enfrentar disputa com a Oposição Bancária, que vai assumi-la, via eleições diretas, no ano de 1994. Filiado à CUT, tem início o chamado ´Sindicato-cidadão´, voltado não apenas às questões trabalhistas mas sim à conquista da cidadania plena de todos os brasileiros.

O projeto dos 50 anos foi definido em planejamento da atual diretoria, dentro da prerrogativa de que o bancário deve se apropriar de sua entidade. “E para isso é preciso conhecer a própria história”, afirma a presidenta do Seeb ABC, Maria Rita Serrano, também historiadora. As pesquisas incluíram dezenas de entrevistas, consultas bibliográficas sobre sindicalismo, região e categoria bancária e aos principais centros de documentação do Grande ABC, além do Arquivo do Estado de São Paulo e o Cedoc/Seeb SP. A revista e o vídeo serão distribuídos aos bancários sindicalizados, bibliotecas, universidades e museus da região e capital.

Do Bancários ABC