Bancários: bloco do sindicato desfila protestos animados nesta segunda-feira (16)

Para este ano, o Bloco terá três bandeiras: a ampliação da licença-maternidade de quatro para seis meses, estabilidade para o pai e a defesa do emprego

Divertido e politicamente engajado, o Bloco dos Bancários sai às ruas do centro de São Paulo nesta segunda-feira (16) para abrir o Carnaval da categoria. Promovido pelo Sindicato, o bloco será animado por uma bateria e muitas, muitas palavras de ordem.

A secretária-geral do Sindicato, Juvandia Moreira, conta que para este ano o Bloco dos Bancários terá três bandeiras: a ampliação da licença-maternidade de quatro para seis meses, estabilidade para o pai e a defesa do emprego.

“Vamos colocar o bloco na rua para protestar. A ampliação da licença-maternidade já foi aprovada pelo Congresso, mas por enquanto é facultativa. Queremos que as empresas, sobretudo os bancos, cumpram integralmente a licença de seis meses, até porque este benefício não vai onerar em nada, já que o empresário pode descontar o benefício do imposto de renda”, explica Juvandia.

Para chamar a atenção para a reivindicação, o Bloco dos Bancários vai desfilar com centenas de barrigas postiças. “Queremos também a estabilidade para os novos pais, assim como têm as mães. Essa reivindicação está contemplada em projeto de lei do deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP). Vamos aproveitar para apoiar esta matéria e, assim, sensibilizar o Congresso Nacional para que aprove os projetos o quanto antes. Os bancários também devem enviar e-mails para os deputados e senadores como forma de pressão e, claro, participar do bloco”, afirma Juvandia. Os primeiros que chegarem receberão camisetas do bloco.

Outra reivindicação é pela manutenção dos empregos. “Ao primeiro sinal da crise, as empresas já começaram a demitir. Não podemos aceitar isso, principalmente dos bancos, que já estão divulgando o balanço do ano passado com mais recordes de lucratividade”, finaliza Juvandia.

Do Bancários SP