O ABC cada vez mais unido contra a crise
Empresários do setor metal-mecânico, representantes do nosso Sindicato e dos metalúrgicos de Santo André, associações comerciais, Ciesp, sindicato regional da construção civil, Agência de Desenvolvimento e a APL do Setor Plástico garantiram a participação no seminário que vai discutir alternativas à crise financeira internacional.
Empresários e trabalhadores se unem contra a crise
Encontro com empresários decidiu pela reativação da Câmara Regional
A realização de um seminário para definir alternativas à crise internacional ganhou apoio de todos os setores econômicos do ABC, durante encontro realizado terça-feira na sede da Agência de Desenvolvimento Regional, em Santo André.
Participaram da reunião as associações comerciais das sete cidades, o Ciesp, o sindicato regional da construção civil, a Agência, a APL (Arranjo Produtivo Local) do Setor Plástico, os empresários do setor metal-mecânico e representantes do nosso Sindicato e dos metalúrgicos de Santo André.
“Todos disseram que essa é uma iniciativa muito importante e que desejam construir um consenso para que as propostas tenham força e apontem caminhos de real enfrentamento da crise”, disse o vice-presidente Rafael Marques, que representou o Sindicato no encontro.
Bancos são os vilões da história
Na opinião dos participantes da reunião, ao aumentar as exigências para empréstimos, encarecer os juros e encurtar os prazos de pagamento, os bancos travam o crédito e impedem que as pequenas e médias empresas do ABC superem suas dificuldades, além de prejudicar as exportações.
Por isso, os representantes das entidades querem a reativação da Câmara Regional do Grande ABC, criada em 1997 para definir ações regionais de desenvolvimento, e que foi desativada.
Para tanto, as entidades vão se encontrar ainda esta semana com o Consórcio Regional, que reúne os sete prefeitos da região. “Através dele, vamos chegar ao governador e reativar a Câmara Regional”, comentou Rafael Marques.