FUP lança site e cartilha sobre o pré-sal

Objetivo é conscientizar e mobilizar a sociedade brasileira sobre a importância do pré-sal para o futuro do Brasil

Democratizar a informação sobre o pré-sal e conscientizar os brasileiros sobre a importância de uma nova legislação para regular a produção e exploração de petróleo e gás, assim como a destinação dos recursos gerados por estas riquezas. Este é o objetivo do portal www.pre-sal.org.br (que também pode acessado no endereço www.presal.org.br) que a Federação Única dos Petroleiros (FUP) coloca à disposição dos movimentos sociais para ampliar o debate nacional em torno do pré-sal e da regulamentação do setor.

Além de informações e análises sobre a importância do pré-sal, os internautas terão acesso às mobilizações e planos de luta da campanha nacional por um projeto de lei de iniciativa popular, que garanta o controle estatal e social sobre as reservas brasileiras de petróleo e gás.

O portal discute temas que estão na ordem do dia, como onde devem ser investidos prioritariamente os recursos oriundos do pré-sal, o fim do modelo de concessão, a suspensão das rodadas de licitação dos blocos petrolíferos, a geopolítica mundial, fontes alternativas de energia, entre outros temas relevantes para a soberania do país. Lá você acessa o abaixo assinado do projeto de lei de iniciativa popular e pode contribuir também com os debates sobre o pré-sal, através do fórum de discussão e das enquetes.

Cartilha reforça a importância de uma nova legislação
A FUP e seus sindicatos lançaram também uma cartilha para subsidiar os trabalhadores, estudantes e militantes sociais na luta por uma nova legislação para o setor petróleo. Assim como o portal na internet, a cartilha é mais um instrumento de luta da FUP para conscientizar e mobilizar a sociedade brasileira sobre a importância histórica do pré-sal para o futuro do Brasil.

A cartilha tem 14 páginas em formato de revista, com textos, fotos e ilustrações que contextualizam o atual momento de debate em torno de uma nova legislação, explicando os prejuízos que o país sofreu com a quebra do monopólio e a lei 9.478/97, assim como a importância da descoberta do pré-sal e os impactos destas riquezas para o povo brasileiro.

A cartilha ainda relembra as lutas históricas em defesa da soberania nacional e contra a privatização da Petrobrás, passando pela campanha O petróleo é nosso até os dias de hoje. As mobilizações da categoria também estão registradas, como a greve de maio de 1995 e as campanhas contra os leilões de petróleo.

A FUP produziu inicialmente 100 mil exemplares da cartilha, que serão cotizados com os sindicatos para distribuição nacional. A Federação disponibilizará a cartilha também em meio eletrônico e nos portais dos sindicatos e movimentos sociais na internet.

 

Da FUP