Jornada Mundial pelo Trabalho Decente acontece na próxima semana

Objetivo do evento, organizado pela CSI, é lutar por liberdade, igualdade, segurança e dignidade para os trabalhadores

 

A Jornada Mundial pelo Trabalho Decente será realizada no próximo dia 10. O objetivo do evento, organizado pela Confederação Sindical Internacional (CSI), é lutar por liberdade, igualdade, segurança e dignidade para os trabalhadores e trabalhadoras.

A idéia da manifestação é resgatar um princípio fundamental na Organização Internacional do Trabalho (OIT) que reivindica a defesa da redução da jornada de trabalho sem redução de salário, ampliação da oferta do primeiro empreso e de qualificação ao jovem, garantia de emprego digno com carteira assinada, respeito À organização sindical, combate ao trabalho infantil e escravo, igualdade de direito entre homens e mulheres e contra a discriminação de gênero, raça ou orientação sexual.

O movimento pede ainda o crescimento da economia brasileira para a consolidação do desenvolvimento social, com ampliação de conquistas que representem melhor qualidade de trabalho e de vida para quem gera riqueza e constrói o País. Para tanto, é necessário a ratificação imediata das Convenções da OIT 151, que garante o direito à negociação coletiva no setor público, e a 158, que coíbe a demissão imotivada. O governo federal já enviou as duas medidas ao Congresso Nacional no início de fevereiro.

O ato será realizado às 10h, na Praça Ramos, no Centro de São Paulo.