Luta contra discriminação das mulheres é tarefa de todos, diz Dilma

A presidenta Dilma Rousseff afirmou esta semana, na coluna semanal que publica em vários jornais do País, que as ações de apoio e proteção às mulheres fortalecem a construção de uma nação mais justa.

Ela também apontou avanços no combate a violência contra a mulher com o fortalecimento da Lei Maria da Penha, e na área de saúde, com a redução da mortalidade materna em 19% no ano passado.

“Essas ações permitem que as mulheres sejam protagonistas de suas vidas, suas escolhas e decisões, tanto no cotidiano, quanto no mundo do trabalho e da política”, disse.

Outra conquista apontada pela presidenta foi a decisão recente do Supremo Tribunal Federal sobre a aplicação da Lei Maria da Penha, que permite a qualquer pessoa denunciar o agressor a uma mulher e dá ao Ministério Público a legitimidade continuar o processo caso a vítima desista da ação.

“Antes, muitas vítimas não denunciavam por medo da reação dos agressores ou então interrompiam a ação por terem sido ameaçadas”, afirmou.

Segundo ela, a Rede de Serviço de Atendimento às Mulheres já conta com 946 equipamentos em todo o país e a Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 – é um serviço gratuito e disponível 24 horas.

Da Redação