2 mil beneficiários do Bolsa Família estão qualificados para o mercado

Eles receberam, na terça-feira (1), diplomas de qualificação profissional do programa Próximo Passo, que visa capacitar e inserir os beneficiários do programa Bolsa Família em postos de trabalho gerados na construção civil e no turismo

Mais 2.043 beneficiários do programa Bolsa Família estão qualificados para o mercado de trabalho. Eles receberam, na terça-feira (1), diplomas de qualificação profissional do programa Próximo Passo. Os formandos são de dez cidades da região metropolitana do Rio de Janeiro. Para 2009, estão previstas 172.490 vagas em 249 municípios brasileiros.

Morador de Nova Iguaçu, Tiago Vitalino se formou no curso de pintor e diz que aprendeu mais do que imaginava. Para ele, a formatura já representa uma conquista. Ter um certificado de qualificação profissional faz diferença na hora da contratação. “Todos devem pegar esse diploma, porque com o diploma na mão, nós somos profissionais, ninguém pode questionar o nosso serviço.”

Assim como ele, os outros formandos, das cidades do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Japeri, Nova Iguaçu, Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Tanguá, São João de Meriti e Queimados terão uma chance a mais de entrar para o mercado de trabalho. Além dos beneficiários que já concluíram os cursos, há outros 2.896 alunos matriculados no Rio de Janeiro.

Próximo Passo

O Programa Próximo Passo é realizado pelo governo federal ― por meio dos ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), do Trabalho e Emprego (MTE), e do Turismo (MTur) ― em conjunto com governos estaduais e municipais e com empresários e trabalhadores. O objetivo é capacitar e inserir os beneficiários do programa Bolsa Família em postos de trabalho gerados na construção civil e no turismo. O Próximo Passo é uma das modalidades do Plano Setorial de Qualificação (Planseq), do MTE, que busca o desenvolvimento e a inclusão social pelo trabalho, criando oportunidades concretas de colocação de trabalhadores no mercado formal.

Do Governo Federal