Guido Mantega prevê crescimento de 3% a 4% em 2010

Para o ministro da Fazenda, o País poderá ser protagonista no cenário mundial "porque temos dinamismo econômico"

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta quinta-feira (28) que o Brasil crescerá de 3% a 4% em 2010. Mantega destacou que, embora com essa projeção, o País poderá ser protagonista no cenário mundial “porque temos dinamismo econômico”.

Ele explicou que isso será evidente nos países com produções mais modernas e que usam tecnologia, que têm contas públicas e externas mais equilibradas, recursos naturais abundantes e grande potencial de mercado interno.

O ministro reconheceu que haverá desaceleração da economia no primeiro trimestre. Ele lembrou que muitos consideram isso recessão técnica, mas não se pode esquecer que “mesmo com a crise o país estará muito bem”.

“No primeiro trimestre deste ano deveremos ter crescimento negativo, não sabemos de quanto, mas sabemos que houve”.

Para o ministro, o conceito de recessão técnica pode ser adotado ou não. “Não vou criticar a instituição da qual sou professor [referindo-se à Fundação Getulio Vargas].

“Não adianta ficar olhando pelo retrovisor. Temos problemas que ainda precisam ser resolvidos, evidentemente, como a questão do crédito”.

Mantega criticou analistas que a todo momento fazem previsões diferentes. Segundo ele o Fundo Monetário Internacional “divulga dados a toda hora”.

“Tenho errado também, é muito difícil fazer previsão para 2009”.

Mantega fez as afirmações em audiência conjunta  de quatro comissões do Senado, para falar sobre a crise financeira internacional e as medidas adotadas pelo governo brasileiro para minimizar os efeitos na economia.

Da Agência Brasil