Sarney é reeleito presidente do Senado

Com os votos de 70 senadores, José Sarney (PMBD-AP), de 80 anos, foi reeleito à presidência do Senado, para cumprir o quarto mandato no comando da Casa. O parlamentar foi escolhido em votação secreta concluída há pouco no Plenário, realizada após cerimônia de posse dos novos senadores.

Dentre os 81 votos, 8 foram para Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), que também disputava a presidência, além de dois brancos e um nulo.

Por falta de acordo entre as lideranças, ainda não foram definidos os nomes dos demais integrantes da Mesa para o biênio 2011-2012, que devem também ser submetidos à votação. Estão em disputa duas vice-presidências e quatro secretarias.

Os líderes partidários voltam a se reunir nesta tarde para buscar o entendimento em torno da distribuição dos cargos. Também continuam em discussão as indicações para a presidência das comissões permanentes do Senado.

Os 54 senadores eleitos em outubro de 2010 tomaram posse nesta terça-feira para um mandato de oito anos, que termina em 31 de janeiro de 2019. Desses, 17 já eram senadores e foram reeleitos.

Outros 27 senadores, eleitos em 2006 para um mandato que termina em 2015, compõem o quadro do Senado. A Casa tem 81 parlamentares, ou seja, três para cada uma das 27 unidades da federação. Já na Câmara, onde todos os mandatos são renovados a cada quatro anos, tomaram posse – entre eleitos e reeleitos – 513 deputados federais.

A primeira sessão do Congresso de 2011, quando ocorrerá a abertura oficial dos trabalhos legislativos, está marcada para as 16h desta quarta-feira 2.

Da Carta Capital, com informações da Agência Senado