Congresso analisa veto a reajuste para aposentados e pensionistas

A emenda, do senador Paulo Paim, estendeu esse reajuste a todas aposentadorias e o governo vetou a medida, concedendo reajuste de apenas 5% aos aposentados e pensionistas que recebem acima do salário mínimo

O Congresso Nacional deve analisar no dia 8 de julho o veto presidencial à emenda feita na medida provisória que concedeu reajuste de 16,7% aos aposentados e pensionistas que recebem proventos no valor do salário mínimo, em 2006. A emenda, do senador Paulo Paim, estendeu esse reajuste a todas aposentadorias e o governo vetou a medida, concedendo reajuste de apenas 5% aos aposentados e pensionistas que recebem acima do salário mínimo.

Antes da análise do veto, em junho, a Câmara deverá votar a emenda do mesmo senador ao Projeto de Lei 01/07, que concede aos aposentados e pensionistas o mesmo reajuste do mínimo, uma outra reivindicação da categoria.

Acordo – A definição dessas datas ocorreu depois da pressão dos aposentados, que ocuparam o plenário da Câmara na segunda-feira (25). O impasse foi resolvido depois que uma comissão representativa dos aposentados, deputados e senadores negociou com o presidente do Congresso, José Sarney, e o presidente da Câmara, Michel Temer, chegando a uma definição para a análise do veto.

Da Agência Câmara