O que Dilma e Aécio faziam na juventude

As biografias dos candida­tos à presidência evidenciam bem as diferenças entre os dois projetos de País em jogo no segundo turno das eleições, no próximo dia 26.

Dos 17 aos 21 anos, Dilma Rousseff resistia à ditadura mi­litar. A presidenta engajou-se na resistência armada que reagiu ao Ato Institucional nº 5, foi presa e barbaramente torturada pelo regime.

Entre 1977 e 1981, Dilma mo­rou em Porto Alegre. Estudou, casou, teve uma filha, reer­guendo a própria vida e tomou partido na resistência democrá­tica e na luta pela reabertura do País, pelas eleições diretas, pela anistia, pelo fim da ditadura e pela democracia.

Já o tucano, dos 17 aos 21 anos viveu no Rio de Janeiro com a família. Seu pai era deputado fe­deral da Arena, partido de apoio à ditadura. Segundo o site da Câmara dos De­putados, neste período, ele teve o cargo de secretário de gabinete parlamentar na Câmara Federal, localizada em Brasília, embora morasse no Rio.

Durante esses anos, Aécio foi um ‘filhinho de papai’, que gostava de surfar, viajar pelo mundo, festejar e estudava em escolas de elite.

Entre 1977 e 1981, en­quanto o jovem curtia a vida, o Brasil amargava a repressão dos anos de chumbo.

Da Redação