Ministra faz avaliação do aumento do número de estupros

A ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), Eleonora Menicucci, divulgou Nota à Imprensa para se manifestar sobre os dados divulgados pela 7ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que mostram que o número de estupros no país supera o de homicídios dolosos. “Trata-se de um alerta a preocupar o Brasil de norte a sul”, diz a nota.

Ela avalia, no entanto, que “se as notificações de estupros aumentarem como resultado da atitude corajosa da denúncia, todos teremos dado um passo decisivo para mudar valores e colocar os estupradores atrás das grades”.

“Embora o aumento da notificação do número de estupros reflita também uma maior coragem das mulheres em denunciá-los, e uma maior receptividade dos serviços de segurança e saúde, é inegável que este é o tipo de crime que pede tolerância zero, como, aliás, tem afirmado a própria presidenta Dilma Rousseff em vários momentos”, enfatiza a ministra. 

Ela citou como exemplo a lei, sancionada em 1º de agosto passado, que determina o atendimento integral à mulher vítima de violência em toda a rede pública de saúde. Esta lei reforça uma das seis ações do Programa Mulher, Viver sem Violência: a humanização do atendimento às mulheres vítimas de violência sexual com a criação de salas especializadas nos IML e a coleta e guarda dos vestígios do crime de estupro para que sejam utilizados como provas do crime.

Menicucci diz ainda que “o governo federal tomou ao pé da letra o lema ‘tolerância zero’ e convoca a parceria dos governos estaduais, municipais e da sociedade em geral para combater este tipo de violência e a impunidade dos estupradores”. E conclama as mulheres a procurarem atendimento e denunciarem, “porque elas não estão sozinhas”, destaca a ministra.

Do Vermelho.com