Dilma abre 24 pontos sobre Serra, diz Ibope

Candidata do PT tem 59% dos votos válidos, o que garante vitória no primeiro turno; na sucessão estadual, Mercadante sobe nove pontos

Pesquisa Ibope, encomendada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo, divulgada neste sábado (28/08), mostra vitória da candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, em primeiro turno, com 59% dos votos válidos. O dado confirma pesquisas anteriores também divulgadas esta semana, que projetam a vitória da petista no pleito do dia 3 de outubro.

Dilma abriu vantagem de 24 pontos de seu principal adversário, o candidato do PSDB, José Serra e chegou a 51% das intenções de voto, um crescimento de oito pontos porcentuais em relação ao levantamento anterior do mesmo instituto, feito às vésperas do início da propaganda eleitoral, no dia 16 deste mês.

Desde então, Serra caiu de 32% para 27%. Marina Silva, do PV, registava 8% e agora tem 7%. Somados, os adversários da petista têm 35 pontos, 16 a menos do que ela.

O levantamento confirma ainda constatações das pesquisas de outros institutos ao verificar a preferência por Dilma em redutos de Serra. Em São Paulo, por exemplo, ela tem sete pontos à frente do tucano (42% a 35%) e, em Minas Gerais, registra o dobro de votos do adversário (51% a 25%) – respectivamente primeiro e segundo maiores colégios eleitorais do País.

Além disso, de acordo com a pesquisa Ibope, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é considerado ótimo ou bom por 78% dos brasileiros e ruim ou péssimo por 4%.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo 26101/2010.

Sucessão estadual — Na corrida ao governo do Estado, o Ibope aponta o candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, com 47% das intenções de voto, contra 23% de Aloizio Mercadante (PT), o que significa queda de três pontos do tucano e crescimento de nove pontos do petista.

É a segunda pesquisa do Ibope para governador de São Paulo após a oficialização das candidaturas. No primeiro levantamento, no último dia 30 de julho, Alckmin tinha 50%, e Mercadante, 14%

Na pesquisa divulgada neste sábado, Celso Russomanno (PP) atingiu 8%, Paulo Skaf (PSB) obteve 2% das intenções de voto, e Fábio Feldmann (PV), 1%.

Dos demais candidatos (Bufalo, PSOL, Anaí Caproni, PCO, Igor Grabois, PCB, e Mancha, PSTU), nenhum deles atingiu 1%.

As entrevistas foram realizadas dos dias 24 a 26 de agosto. Foram ouvidos 1.204 eleitores no estado. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal “O Estado de S. Paulo” e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) com o número 77814/2010 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 26048/2010.

Do ABCD Maior